quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

QUARTA-FEIRA DE CINZAS E A QUARESMA


Bom, depois de muita farra no Carnaval, entramos hoje na Quaresma.  A Quarta-feira de cinzas, nos relembra que somos pó, e ao pó retornaremos. A Igreja quer nos manter alertas sobre nossa fragilidade, nossa imperfeição e uma vida nesse mundo, finita.

As pessoas hoje em dia, até acreditam na existência de um Deus, a quem recorrem somente em momentos de dificuldade, a Celebração de hoje, nos mostra  que Deus é nossa única esperança, e com quem estaremos pela eternidade.  Hoje também, a Igreja dá início a “Quaresma”, os 40 dias que antecedem a Páscoa, a festa mais importante da Igreja Católica.  Uma memória aos quarenta dias do dilúvio,  quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. É um tempo de reflexão sobre nossas vidas, em busca do crescimento espiritual.  Os católicos voltam-se a oração e a penitência, para preparar o espírito para acolher o Cristo Ressuscitado no domingo de Páscoa. Nessa época a Igreja se veste de roxo e não utiliza os canticos de  Alegria,:  O Glória e o Aleluia, para somente voltar a canta-los na Vigilia do Sábado Santo.

A Igreja pede jejum apenas no dia de hoje e na sexta-feira santa,  porém ele pode estender-se ou ser substituído por outro dia da semana.  O Jejum é visto pela Igreja como um sacrifício e como uma forma de educar-se, de ter auto-controle,  e a consciência de que precisamos somente de Deus.  O que alguns jovens fazem, é escolher aquilo que mais gosta, e suprimi-lo durante a Quaresma, verdadeira prova de resistência.  Muitos guardam o dinheiro que gastariam com isso, e o utilizam para ajudar um necessitado.  Exemplo:  Não tomar Coca-Cola ou comer chocolate durante este período.

A igreja Católica também abre hoje a Campanha da Fraternidade que esse ano tem como tema : Fraternidade e Juventude.
A Campanha da Fraternidade é um instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão e renovação interior a partir da realização da ação comunitária, que para os católicos, é a verdadeira penitência que Deus quer em preparação da Páscoa. Ela ajuda na tarefa de colocar em prática a caridade e ajuda ao próximo. É um modo criativo de concretizar o exercício pastoral de conjunto, visando a transformação das injustiças sociais.” (texto CNBB)

Enfim, com a Igreja, hoje começamos um tempo, não de tristeza como muitos acham, mas de esperança, na conversão de nós mesmos, para a construção um mundo melhor.

Você é responsável pelo que faz e pelo que deixa de fazer.

Angela Vides


Nenhum comentário:

Postar um comentário