quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Amigo Real ou Virtual? O que influencia essa escolha?

Nos saudosos anos 80, era importante ter amigos, significava que as pessoas gostavam de você, que era aceito pela turma. De outro lado, não ter amigos, siginificava ser diferennte, feio, problemático, enfim, estranho. Naquele Tempo, esses eram os "Nerds", pois sem amigos só lhe restavam estudar, eles se tornaram Diretores de Empresa, Médicos e Engenheiros, ficaram bonitos, casaram e tiveram filhos, o tempo colocou tudo no lugar.
Hoje, com o avanço surpreendente da tecnologia, os nossos "nerds" são tratados por psiquiatras e psicólogos, as "crianças danadas" de ontem, são chamadas de "Hiperativas" e também precisam de tratamento, os "diferentes e feios" se escondem atrás de um computador, pois através da internet você é o que quer ser.
Na minha infância e adolescência (há muito tempo atrás...rsrsrs), brinquei muito na rua, apesar de ser gordinha, tinha muitos amigos que me aceitavam do jeito que eu era. Quando fiz 18 anos, comecei a fazer dieta e perdi os 15 Kgs que precisava, e hoje sou quem eu sempre quis ser, porém, de verdade, não sou uma ilusão, muito menos o que acho que vai agradar as pessoas, sou o Ser Humano que almejei ser.
Hoje nossos jovens são reclusos, exímios jogadores de video-game, já que é possível jogar sozinho, pois a preferência, pricipalmente de quem não se aceita, é a solidão, eles tem amigos virtuais, que não conhecem. Cada vez mais me convenço que estamos muito próximos da Matrix, aí poderemos viver o que quisermos, poderemos ser outras pessoas, viver outras vidas enquanto a nossa passa. No espaço cibernético, o suposto "feio", se torna lindo, as meninas viram meninos, e vice-versa, podemos mudar nosso rosto, sexo, credo, cor, cabelo e personalidade. Quantas personalidades pode ter um Ser Humano? acredito que infinitas, basta não ter fé, não ter esperança, não ter perseverança, e não se amar. Na verdade, o que parece complicado ficou mais fácil, atrás de um micro, as pessoas não pecisam crescer, nem enfrentar problemas, ou mudanças, lutar, muitas vezes, contra si mesmo, atrás de um micro não é preciso mudar de verdade, viramos uma personagem de nós mesmos, e cada vez nos fechamos, e nos iludimos com um mundo perfeito que não existe, talvez por isso temos nos descuidado da natureza, através da janela do "Windows", vemos o mundo que nos agrada, totalmente diferente do mundo além da janela de nossa casa.
Precisamos acordar os jovens, leva-los ao encontro dos outros com a cara limpa, enfrentar seus medos e preconceitos e trazer de volta a velha amizade, para que eles possam lidar com sentimentos e quando velhos poderem olhar para trás e dizer: "Eu Vivi!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário