domingo, 26 de maio de 2013

AS DIMENSÕES DO AMOR

"O amor é paciente, o amor é bondoso, não é orgulhoso...o  amor tudo perdoa, tudo crê, tudo espera, e tudo suporta"  - I Cor 13

Muito se fala de amor, porém um amor estranho, um amor de pegação, um amor de momento, um amor somente para não ficar sozinho.  As dimensões do amor, nos mostram que amamos de forma diferente, cada pessoa, não mais, nem menos, apenas diferente...e são elas:


1ª) Éros ou erótico
Amor físico sacramental entre homem e mulher, Amor psíquico-sexual, gerador da vida. que faz dos seres uma só carne.  Este é o amor que gera uma nova vida.

“Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir a sua mulher, e já não são mais que uma só carne.” (Gn 2,24)


2ª) Filiós
Amizade, sem conotação física, amor entre pais e filhos, entre irmãos, é um amor que sabe falar e ouvir, calar e sentir, é o amor que faz com que todos se ajudem.

E Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”. (Gn 1,26)

  
3ª) Àgape
Amor de Deus agindo em nós. Expressão Máxima de amor, mandamento divino para todos nós. É dignidade eterna que tudo suporta sem jamais se ofender, o amor liberdade que perpassa todas as dimensões do existir.  Este é o amor capaz de dar a vida por outra pessoa.

“Este é o meu novo mandamento: Amai-vos uns aos outros como eu vos amo. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida pelos seus amigos” (Jo 15, 12-13)


Por isso, amigos, vamos amar um amor de verdade, baseado em respeito, honestidade e lealdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário